Segundo a explicação religiosa, as castas surgiram do corpo de Brahma:
A boca (Brahmin) representa os sacerdotes, filósofos e professores;
Os braços (Kshatriya) são os militares e os governantes;
As pernas (Vaishya) são os comerciantes e os agricultores;
Os pés (Shudra) são os artesãos, os operários e os camponeses.
Os dalits são os sem casta porque não nasceram do corpo de Brahma. São a poeira sob seus pés.
Acredita-se que as pessoas das três primeiras castas nasceram duas vezes e por isso são mais elevadas. O segundo nascimento representa a entrada no saber religioso: estuda-se os Vedas, aprende-se o sanskrito e se é iniciado nos rituais védicos. No caso das mulheres, o segundo nascimento só pode ser conquistado por meio do casamento.
Se infringir as normas da sua casta, o indivíduo é expulso, tornando-se um pária (pariyan) ou intocável.
Os intocáveis de nascimento trabalham em atividades tidas como indignas, nojentas e impuras, com tudo que é morto (animal e/ou humano), usam as roupas que acham no corpo dos mortos e comem em louças quebradas. Não podem rezar no mesmo templo, não podem beber da mesma corrente de água que as pessoas de casta.
O sistema de castas foi abolido oficialmente em 1947, mas a força da tradição faz com que persista. Os dalits, contudo, têm se organizado cada vez mais e hoje há dalits ocupando importantes cargos políticos, exercendo atividades de prestígio, atuando como médicos e advogados.
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